23 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Política

JRS contradiz Ibrape e coloca JHC na frente, empatado tecnicamente com Gaspar

Davi Davino Filho, que segundo outra pesquisa ocupa o lugar do JHC, aqui estaria 10 pontos percentuais atrás na 3ª posição

Ao contrário da pesquisa Ibrape, que segundo pesquisa divulgada nesta sexta (6) tem Alfredo Gaspar (MDB) com 26% das intenções de voto, Davi Filho (PP) com 24% e JHC (PSB) 23%, empatados tecnicamente, na empresa Júnior de Consultoria Empresarial (JRS Consultoria) o candidato do PP estaria quase 10 pontos percentuais.

Segundo os números de levantamento que tem filiação ao Curso de Administração, Economia e Contabilidade da Ufal, JHC (PSB) está liderando a corrida pela prefeitura de Maceió. No limite da margem de erro, no entanto, o deputado federal está em empate técnico com Alfredo Gaspar. E Davino fora de um 2º turno.

JRS

Na corrida ao executivo de Maceió, JHC aparece com 29,1,% dos votos, na frente do ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas, que teria 26.8%. O deputado estadual Davi Filho tem menos de 20% aqui, com apenas 19,7% das intenções de voto.

E este resultado se deu no questionamento apontando apenas entre os três mais bem avaliados na pesquisa anterior realizada no início do mês pela própria JRS Consultoria.

Quando todos os candidatos estão disponíveis no questionário, a chamada pesquisa estimulada, a ordem fica a seguinte:

  • JHC: 24,1%;
  • Alfredo Gaspar: 23,2%;
  • Davi Davino Filho: 15,6%;
  • Cicero Almeida: 3,2%;
  • Valeria Correia: 2,3%;
  • Ricardo Barbosa: 1,6%;
  • Josan Leite: 1,6%;
  • Cicero Filho: 0,5%:
  • Lenilda Luna com 0,5%.

A pouco mais de dez dias para as eleições municipais, 9,3% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não quiseram responder. Outros 7,9% votariam em branco ou nulo.

No quesito rejeição, quem encabeça a pesquisa é o candidato Cícero Almeida, com 38,1% de rejeição, seguido por Alfredo Gaspar 11,6% e JHC com 8,2% de rejeição.

Pesquisa

Foram mais de 1800 entrevistas feitas nos dias 29 e 30 de outubro. Segundo a empresa, a amostra representativa do município de Maceió atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,31 pontos percentuais para os resultados gerais.

Essa segunda pesquisa foi solicitada pela EGS empresarial e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número AL-01542/2020. É considerada a mais completa por ter abrangido o maior número de entrevistas até o presente em comparação a outras empresas pesquisadoras.