11 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Laboratório do Senai é credenciado para ajudar construtoras a obterem o SiAC

Certificado de qualidade é exigência para empresas realizarem obras públicas

Laboratório do Senai recebe certificação | Assessoria

O Laboratório de Metrologia do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Alagoas, localizado na escola do bairro do Poço, está apto a atender às construtoras alagoanas de acordo com o Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil (SiAC).

Essa competência foi atestada por técnicos da Sistemac, empresa contratada pela Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Alagoas (Ademi-AL) para realizar a avaliação. Ao final, o relatório apontou que o laboratório do Senai atende às exigências do anexo 7 do SiAC, que tem como base a norma NBR-17025 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“O SiAC serve como um selo de qualidade e conformidade para a empresa e, principalmente, para as incorporadoras e construtoras que desenvolvem projetos públicos”, explica o responsável técnico do laboratório, Eldon Vítor.

O sistema possui um regimento com todos os critérios de avaliação das construtoras. E um deles é a avaliação dos laboratórios que fazem os ensaios do controle tecnológico da empresa. Com a aprovação obtida neste mês de julho, o laboratório do Senai é o único do estado credenciado para atender ao setor da construção civil dentro das normas e exigências técnicas.

As construtoras devem ficar atentas ao regimento do sistema, visto que a adesão ao Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) é exigida para execução de obras públicas.

“Por exemplo, a Caixa Econômica só concede financiamentos habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida a projetos que tenham o certificado do SiAC/PBQP-H. Por isso, é tão importante que gestores de projetos e de obras estejam atentos a todos os requisitos do regimento SiAC”, afirma o técnico.

O consultor da Ademi Marcos Aurélio Camelo destaca a importância de se ter um laboratório credenciado para o setor. “O objetivo é melhorar a qualidade, a produtividade e a sustentabilidade da construção civil, por meio de ensaios tecnológicos em conformidade com as normas da ABNT, através de um avaliador qualificado”, disse.