Ao lado do líder do governo, Ricardo Barros, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), reconheceu a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
E em pronunciamento, defendeu que “a vontade da maioria nas urnas” deve ser respeitada e que é hora de “construir pontes”. Vale constar que Lira não falou o nome de Lula.
“É hora de desarmar os espíritos, estender a mão aos adversários, debater, construir pontes, propostas e práticas que tragam mais desenvolvimento, empregos, saúde, educação e marcos regulatórios eficientes. Tudo que for feito daqui para frente tem que ter um único princípio: pacificar o País e dar melhor qualidade de vida ao povo brasileiro”. Arthur Lira.
Em claro recado para Bolsonaro, o presidente da Câmara falou que não irá aceitar “revanchismos ou perseguições” e reafirmou a “lisura, a estabilidade e a confirmação da vontade popular”.
“As urnas já haviam falado em 2 de outubro passado, quando apontaram que querem um Brasil no caminho das reformas, de um Estado menor e mais eficiente. Esse recado foi dado e deverá ser levado a sério. Ao presidente eleito, a Câmara dos Deputados lhe dá os parabéns e reafirma o compromisso com o Brasil, sempre com muito debate, diálogo e transparência. É preciso ouvir a voz de todos, mesmo divergentes, e trabalhar para atender as aspirações mais amplas”.
Desde a eleição de 2018, da qual saiu vitorioso no segundo turno, o presidente tem lançado suspeitas infundadas o sistema eleitoral brasileiro e a confiabilidade do voto eletrônico.