O deputado Lobão usou a palavra na sessão desta quinta-feira, 30, para fazer um discurso em defesa do sururu da Lagoa Mundaú. Citando matéria publicada no site Tribuna Hoje, o deputado apresentou um alerta sobre a morte do sururu e como isso afeta os marisqueiros da região.

“Há alguns meses houve o surgimento do sururu branco, que se despedaça ao ser cozido, o que piorou com as chuvas”, disse o deputado, relatando que moradores da região nunca tinham visto tal situação.

O sururu, patrimônio imaterial de Alagoas, é um molusco utilizado como base para diversos pratos típicos, podendo ser cozido em água e sal ou cru e incorporado no preparo de pratos como ensopados e moquecas.

A presença do sururu “branco” ou “galego” causa preocupação. Isso acontece por causa dos altos níveis de poluição que comprometem a qualidade da água, níveis de oxigênio e presença de metais pesados.

“Apelo para que o governador Paulo Dantas insira os marisqueiros da Lagoa do Mundaú no programa de combate à fome”, completou o deputado.