9 de dezembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Luciano Amaral é eleito por aclamação 1º Vice-Presidente da Comissão Mista de Orçamento

Comissão fiscaliza projetos orçamentários e é composta por 40 membros titulares, sendo 30 deputados e 10 senadores

O deputado federal Luciano Amaral (PV-AL) foi eleito e empossado na tarde desta terça-feira, dia 8, de forma unânime, como o 1º Vice-Presidente da CMO – Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização do Congresso Nacional. Sua eleição por aclamação foi confirmada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), presidente da Comissão, que comunicou o recebimento do Ofício nº 401/2023 do líder da Federação Brasil da Esperança, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), que indicou Luciano Amaral para a posição.

“Agradeço ao nosso líder da Federação, o deputado Zeca Dirceu, pela indicação, que para mim é uma honra”, afirmou Amaral, que também agradeceu os votos de confiança da presidente Daniella Ribeiro. “Fazer parte da mesa dessa comissão, que é uma das mais importante do Congresso, é gratificante, e desde então quero me colocar à disposição para que possamos, juntos, construir um trabalho que leve a melhorias na vida dos brasileiros, na vida de toda a população”, prosseguiu o parlamentar do PV.

“Deixo-me à disposição da presidente, do relator e de todos vocês para sempre ajudar no que for possível, a fim de que possamos construir um orçamento justo e cada vez melhor para o povo brasileiro”, concluiu Amaral.

 

A Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), órgão legislativo do Congresso Nacional, é composta por deputados e senadores. Instituída pelo art. 166, § 1º, da Constituição Federal de 1988, tem como sua principal atribuição examinar e emitir parecer sobre os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, que serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, conforme o regimento comum.

A comissão é composta por 40 membros titulares, sendo 30 deputados e 10 senadores, com igual número de suplentes. Nesta terça-feira, além de Luciano Amaral, eleito 1º vice-presidente, também foram eleitos e empossados o senador Carlos Viana (2º vice) e o deputado Marx Beltrão (3º vice).