O presidente Luiz Inácio Lula da Silva já anunciou que vai realizar uma reforma ministerial em seu governo, o alvo mais visado atualmente é o ministro da Comunicação Social, Paulo Pimenta.
Na última sexta-feira, Lula fez críticas públicas à forma como o governo divulga suas ações, aumentando desta forma o desgaste do ministro da pasta, que já vem sendo fritado no governo há bastante tempo.
O próprio presidente questionou a qualidade de sua comunicação, após a enxurrada de criticas que vinha recebendo inclusive de dentro do Partido dos Trabalhadores.
Pessoas próximas ao presidente confirmam que ele está em discussão para promover as mudanças e acomodar interesses de partidos aliados que podem garantir apoio tanto em votações na Câmara e no Senado quanto nas eleições em 2026 e também para melhorar a gestão em áreas vistas como problemáticas.
Lula deve anunciar as trocas de ministros no início do ano que vem, para que já comece a segunda metade do mandato com a nova equipe e a renovação da aliança com partidos de centro.
As substituições no governo já foram tratadas pelo presidente com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e outros aliados mais próximos. Lula, porém, não costuma abrir totalmente o jogo sobre os seus planos para um único auxiliar. Para despistar e evitar vazamentos, o petista tem o hábito de revelar suas decisões a conta-gotas a diferentes interlocutores. Por isso, no Planalto ninguém se arrisca a fazer o desenho da nova configuração da Esplanada.