O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou de “grotesca” a discussão entre os presidentes Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, e Donald Trump, dos Estados Unidos.
Lula se manifestou durante uma entrevista a jornalistas uruguaios. Ainda segundo ele, caberá à União Europeia reconstruir a Ucrânia.
“Acho que, desde a criação do planeta Terra, desde que a diplomacia foi estabelecida, nunca se viu uma cena tão grotesca e desrespeitosa como a que aconteceu no Salão Oval da Casa Branca”, comentou.
“Acredito que Zelensky foi humilhado, que, na cabeça de Trump, ele merecia isso. Também penso que a União Europeia foi prejudicada pelo discurso de Zelensky. Disse ao presidente da Alemanha que é bem possível que a Europa fique responsável pela reconstrução da Ucrânia e pela manutenção da Otan”, completou.
Desde que assumiu a presidência, Lula defende que o presidente ucraniano e Vladimir Putin, líder da Rússia, precisam negociar um acordo para encerrar a guerra no Leste Europeu. No entanto, Zelensky tem criticado o posicionamento do petista.