O ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) comparou o presidente Jair Bolsonaro (PL) com o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez (1954 – 2013). Durante entrevista ao Canal Rural, o petista afirmou que o discurso de Bolsonaro sobre o armamento é o mesmo que Chávez adotava quando esteve no poder.
“Não é necessário, sabe, essa liberação alucinada de armas. Para favorecer quem? O que o Bolsonaro diz, e o filho dele diz? Ah, o povo armado jamais será escravizado, sabe? É o mesmo discurso que o Chávez fazia”.
Lula explicou que a política de desarmamento adotada nos governos petistas não ataca os direitos dos proprietários rurais. “Isso não significa que um cidadão que tem uma fazenda não possa ter uma arma na casa dele. Isso não significa que ele não possa ter, porque eu sei que há roubo de gado à noite”.
O ex-presidente criticou, no entanto, a forma como as regras foram flexibilizadas sob Bolsonaro. “Esse negócio da liberação de armas tal como foi feito, que eu sei que muita gente gosta, quem é que está dando armas para o crime organizado?”, questionou.
Leia mais: “Virar Venezuela” é a ofensa de hoje, mas antes Bolsonaro idolatrava Hugo Chávez
A figura de Chávez também é utilizada por Bolsonaro para criticar Lula, dizendo que o Brasil poderia virar uma Venezuela, que vive problemas sociais e econômicas. Chávez e Lula eram próximos durante o governo de ambos em seus países.