22 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Governo

Lula diz que o Brasil vai reagir se Trump insistir em taxar o aço brasileiro

Segundo o presidente, para o governo americano a democracia não está mais valendo

Se o presidente Donald Trump, dos Estados Unidos, seguir com a ameaça de taxar a importação do aço brasileiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o seu governo vai reagir.

Lula declarou que se essa estratégia for em frente, o governo brasileiro vai fazer uma denúncia a Organização Mundial do Comércio (OMC).

Lula ainda fez menção a uma reciprocidade de aplicação de tarifas. Disse ele que não pretende nenhum tipo de aresta com o governo americano, mas que o Brasil vai reagir se a taxação for mantida.

“O Brasil não tem contencioso internacional. Se o Trump tiver esse comportamento com o Brasil, eu vou ter com os EUA. Haverá reciprocidade”. Declarou.

E mais:

“O que estou preocupado é que os Estados Unidos, depois da Segunda Guerra, virou uma espécie de patrono da democracia, eles se colocaram nessa posição. Agora, os discursos não são mais esses, e me parece que a democracia não está valendo tanto”, afirmou.