9 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Lula vai ao JN preocupado mais com deboches do que com acusações da Lava Jato

PT prepara candidato para que ele não cometa excessos, além de evitar qualquer fala mais bélica contra a TV Globo

Durante a última semana, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se preparou para a entrevista no Jornal Nacional, da Rede Globo, que acontece na noite de hoje (25).

As entrevistas são feitas pelos apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos, a partir das 20h30 e duram 40 minutos. Na última segunda (22), a sabatina foi com o presidente Jair Bolsonaro (PL).Na terça (23), com Ciro Gomes (PDT).Simone Tebet (MDB) vai participar amanhã (26). A ordem foi estabelecida por sorteio.

A campanha avalia que, embora já tenha passado por muitas entrevistas ao vivo na TV aberta, Lula deve se preparar para não cometer excessos —por exemplo, evitar qualquer fala mais bélica contra a TV Globo, pela qual já não tem grandes simpatias.

Não é bem o conteúdo das perguntas, mas a forma como elas serão feitas que mais chama atenção do PT para a entrevista. Se o partido considera que Lula já está remediado para os assuntos que devem surgir na sabatina, os preparadores do candidato se preocupam com o tom de deboche —durante a entrevista com Bolsonaro, houve comentários sobre o comportamento de Bonner.

Na terça, apoiadores de Bolsonaro reclamaram nas redes sociais que os jornalistas foram mais amistosos com Ciro Gomes. A expectativa é que Lula responda às perguntas de forma cordial e até bem-humorada, se possível. Aliados não sabem, no entanto, como o ex-presidente deve reagir caso o apresentador o trate com a ironia com que tratou o atual presidente.

Lula pretende focar suas respostas no impacto da economia na vida do brasileiro, fazendo comparação de números atuais com os registrados nos seus governos (2003-2010).