20 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Maceió está entre as 10 capitais mais transparentes nesta pandemia

Município disponibiliza site com informações de medidas para o enfrentamento ao novo coronavírus

Avaliação foi feita pela Rede pelo Conhecimento Livre

O trabalho da Prefeitura de Maceió no enfrentamento à Covid-19 inclui as ações de transparência pública. No site Transparência Maceió, os maceioenses têm acesso rápido e fácil a todas as informações e dados sobre as medidas adotadas pelo Município, como compras públicas e os serviços da Saúde.

No mais recente boletim da Transparência Covid-19 2.0 da organização Open Knowledge Brasil (OKBR), Maceió está entre as 10 capitais com melhor desempenho na avaliação de dados.

O prefeito Rui Palmeira lembra que desde as primeiras ações de enfrentamento ao novo coronavírus o Município decidiu incluir todas as compras emergenciais no site Licitação Maceió e que as informações dos serviços da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também ganharam mais visibilidade.

“É muito importante que o cidadão maceioense tenha conhecimento de todas as medidas e números relacionados à Covid-19. A gente tem consciência que todo trabalho é feito com recursos públicos e, em um momento difícil como esse, a transparência é fundamental, porque estamos falando de informações de utilidade pública”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Prefeito garante que Município trabalha para manter transparência. Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

No ranking da avaliação, Maceió está em 10º lugar com 61 pontos, no nível julgado como bom, a quarta maior nota entre as capitais do nordeste. O Município atualmente está à frente de capitais como São Paulo, Campo Grande e Recife.

O Índice de Transparência da Covid-19 é um indicador sintético composto por três dimensões: conteúdo, granularidade e formato. Cada dimensão é constituída por subdimensões que agregam um conjunto de aspectos avaliados separadamente. A coleta dos dados é baseada nas últimas publicações periódicas de portais oficiais dos órgãos.

A análise privilegia seções fixas e hotsites dedicados às informações sobre o novo coronavírus. Entre as páginas do Portal da Transparência de Maceió estão as informações sobre compras emergenciais, ocupação de leitos, boletins epidemiológicos e ficha de acompanhamento dos atendimentos nas Unidades de Referência em Síndromes Gripais.

Portal da Transparência mantém dados sobre ações de enfrentamento à Covid-19

Ranking

O Índice de Transparência da Covid-19 (ITC-19) é uma iniciativa da Open Knowledge Brasil (OKBR), também conhecida como Rede pelo Conhecimento Livre, para avaliar a qualidade dos dados e informações relativos à pandemia do novo coronavírus que têm sido publicados pela União, pelos estados e pelas capitais brasileiras em seus portais oficiais.

A coleta de dados é quinzenal e os resultados da avaliação são atualizados semanalmente, alternando estados e capitais.