26 de setembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Maceió

Maceió lidera ranking das capitais com maior eficiência vacinal contra a Covid-19

Estrutura montada garante celeridade na aplicação das vacinas, além de outras estratégias que dinamizam fluxo de atendimento

Maceió é líder entre as capitais brasileiras com maior eficiência na vacinação, conforme ranking do portal LocalizaSUS. Com 96,9% de aplicação das doses recebidas, a capital alagoana assume o topo do marcador, com folga de quase três pontos sobre Manaus-AM (93,8%), segundo colocado; e 3,3 pontos acima de São Paulo-SP (93,3%), em terceiro lugar.

O levantamento mostra a eficácia da logística montada pela Prefeitura de Maceió desde o início da campanha de vacinação. O destaque vai para a estrutura dos oito pontos fixos instalados em locais com capacidade para a circulação diária de grande quantidade de pessoas, além de estratégias como o Corujão da Vacina, que estende o horário em quatro pontos de atendimento até as 21h, garantindo maior acesso da vacina à população trabalhadora.

“Desde o início da vacinação, Maceió pontua entre as capitais com melhor desempenho em vacinação contra a Covid-19. O modelo de excelência que a Prefeitura desenvolveu é destaque nacional porque Maceió não guarda vacina. Temos o Corujão, com plantão de vacinação das 9h às 21h de terça a sábado em quatro pontos, e quando chegam novas doses, adiantamos o calendário e convocamos novos públicos. Dessa forma, seguimos avançando com a segurança sanitária da população”. Claydson Moura, coordenador do Gabinete de Gestão Integrada de Enfrentamento à Covid-19.

Uma das iniciativas para melhorar o fluxo de atendimento nos pontos de vacinação é o filômetro, ferramenta que permite à população identificar os locais com o melhor fluxo antes mesmo de sair de casa, podendo optar por aquele ponto com as menores filas.

Prefeito JHC com os profissionais de saúde que tanto contribuíram para avançar na imunização contra a Covid-19. Foto: Gabriel Moreira

Além da estrutura própria montada para acelerar o fluxo da vacinação, Maceió também se antecipou à estratégia da vacinação itinerante, tendo sido a primeira cidade da América Latina a receber o Ônibus da Vacina, parceria firmada pela Prefeitura com a Cruz Vermelha e apoio financeiro da Mercedes-Benz e do Governo da Alemanha.

Em sua passagem pela cidade, a unidade itinerante esteve em mais de 30 localidades, entre 9 de junho e e 22 de julho, resultando na vacinação de 12.317 pessoas de diferentes regiões da cidade.