29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Economia

Mais de 9,1 milhões de contribuintes entregaram declaração do IR, que foi prorrogada

Cronograma dos lotes de pagamento, que começa em maio e acaba em setembro, está mantido

Em um mês de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2020, mais de 9,1 milhões de contribuintes acertaram as contas com o Leão. Até as 17h de quinta (2), exatamente 9.186.418 pessoas haviam enviado o documento à Receita Federal.

Segundo o Fisco, o volume de envios continua maior que o do ano passado, mesmo com o adiamento por dois meses do prazo de entrega por causa da pandemia de coronavírus.

O total enviado equivale a 28,7% dos 32 milhões de declarações esperadas para este ano. O prazo de entrega começou em 2 de março e vai até as 23h59min59s de 30 de junho.

A Receita Federal derrubou a exigência do número do recibo da declaração anterior e adiou o pagamento da primeira cota ou cota única de Imposto de Renda para junho. Em relação às restituições, o cronograma dos lotes de pagamento, que começa em maio e acaba em setembro, está mantido.

Quem declara no início do prazo tem prioridade para receber a restituição, caso não a preencham com erros e omissões. Pessoas com mais de 60 anos, com moléstias graves ou deficiência física também recebem a restituição primeiro. A decisão foi anunciada pelo secretário da Receita Federal, José Barroso Tostes Neto.

Agência Brasil