12 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Médicos anunciam boa recuperação de Lula após cirurgia no quadril

Lula deve ficar internado até a próxima terça-feira e recuperação total deve levar 4 meses

Médicos falam da boa recuperação de Lula, após cirurgia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se recupera bem da cirurgia para restauração da articulação no quadril direito, realizada nesta sexta-feira 29. A operação transcorreu sem problemas.

A informação é da equipe médica do presidente, em entrevista coletiva após a operação. Ainda de acordo com as informações, Lula  levará de 12 a 16 semanas para se recuperar totalmente da cirurgia realizada no Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. A expectativa dos médicos é que o chefe do Executivo comece, neste sábado, a caminhar com a ajuda de um andador — devido à falta de equilíbrio — e inicie exercícios de fisioterapia na cama.

“O procedimento transcorreu sem intercorrências. O presidente já se encontra acordado, indo para a recuperação pós-anestésica. Nas próximas horas, irá para um apartamento, um quarto normal, não necessitando de semi-intensiva nem de UTI [unidade de terapia intensiva]”, disse o cardiologista Roberto Kalil Filho, médico que acompanha Lula há vários anos.

Segundo ele, o presidente já estava conversando após a sedação e se alimentaria nas horas seguintes.

Lula tem artrose na cabeça do fêmur do quadril direito, que é um desgaste na cartilagem que reveste as articulações, o que causa dores e até limitações de movimento, por causa do atrito entre os ossos. Nos últimos meses, vinha se queixando de dores com mais frequência. A cirurgia consiste na colocação de próteses na cabeça do fêmur e na cavidade óssea (acetábulo), onde ele se encaixa, restituindo a capacidade de articulação e movimentação da perna e do quadril.

A expectativa da equipe é de que ele permaneça internado no hospital até segunda ou terça-feira, a depender da evolução da recuperação inicial pós cirúrgica.