
O filme “O Agente Secreto” brilhou no Festival de Cinema de Cannes, na França, e garantiu ao brasileiro, Wagner Moura, o título de melhor ator.
Ao festejar o prêmio, o ator Wagner Moura publicou um vídeo para comentar sobre a conquista de melhor ator. Durante a gravação, o ator fez questão de valorizar a cultura nacional e declarou que o Brasil é o “país da arte”.
“Felicidade por mim, pelo Kleber, pelo ‘Agente Secreto’ e pelo cinema brasileiro. Pela cultura brasileira. Pelo fato desse filme ser mais uma peça que aproxima os brasileiros da sua cultura, dos seus artistas”, afirmou.
O filme
O filme é dirigido pelo cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho e protagonizado por Wagner Moura, que interpreta Marcelo. O filme é ambientado no Brasil em 1977, durante a ditadura militar, e conta a história de um professor que se muda de São Paulo para Recife durante o carnaval, na esperança de reencontrar o filho, mas logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que ele busca.
“O personagem que interpreto só quer viver com os valores que o representam. É terrível que, em momentos distópicos, manter-se fiel aos seus valores de dignidade seja perigoso”, disse Wagner Moura antes da premiação, em Cannes.
Coube ao diretor do filme, Kleber Mendonça Filho receber o prêmio em nome de Wagner Moura. “É um grande ator e espero que O Agente Secreto lhe traga muitas coisas boas”, declarou Kleber, que também foi reconhecido como melhor diretor em Cannes.
Durante a estreia mundial no 78º Festival de Cannes, no domingo (18/5), o filme brasileiro recebeu 13 minutos de aplausos. O elenco e a equipe técnica chegaram ao tapete vermelho ao som do frevo de Pernambuco.
Segundo o diretor, O agente secreto foi um filme “extremamente duro e difícil” de filmar, mas uma “experiência muito feliz com os atores”.