16 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Mundo

México revisa número de mortes por coronavírus em 60% e ultrapassa Brasil

México publicou números revisados ​​indicando que o número de mortes causadas pelo coronavírus agora é superior a 321 mil

Acredita-se agora que mais de 321.000 pessoas morreram de Covid-19 no México. A contagem revisada coloca o México com o segundo maior número de mortes relacionadas à Covid no mundo, atrás apenas dos EUA.

O presidente Andrés Manuel López Obrador tem enfrentado críticas generalizadas por sua forma de lidar com a crise e a oposição o acusou de minimizar a gravidade da pandemia e o culpou pelos atrasos no programa de vacinação.

O relatório revisado emitido pelo Ministério da Saúde do México mostrou que até o final da sexta semana de 2021 havia 294.287 mortes “associadas à Covid-19” – acima dos 182.301 números confirmados fornecidos anteriormente.

Isso coloca o México acima do Brasil, que registrou 310.000 mortes, e abaixo dos EUA, que registrou 549.000 mortes, apesar de ter uma população de 126 milhões, que é muito menor do que qualquer um dos dois países.

Brasil

Assim como Obrador, Jair Bolsonaro também é criticado no Brasil por sua maneira de lidar com a crise. Além disso, seu Ministério da Saúde, ocasionalmente, tenta mudar a metodologia de contagem e chegou a atrasar divulgação de números. Claramente, uma preocupação com o número de mortos.

No Brasil, estima-se que sem subnotificação, a quantidade de óbitos provocadas pela covid-19 seria superior a 400 mil.