29 de novembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

Milhões de litros de leite são descartados durante greve dos caminhoneiros

Sem distribuição com a greve e impossibilitados de armazenar mais do produto, produtores jogam no lixo

A greve dos caminhoneiros vem provocando problemas de abastecimento em todo o país e um dos setores agravados é o do leite. Produtores de todo o País sentem os efeitos da greve dos caminhoneiros e veem milhões de litros serem descartados.

Na região de Passos, no Sul de Minas Gerais, mais de 500 mil litros já foram jogados fora porque, com a falta de transporte o produto se perde em pouco tempo e não há como utilizá-lo.

Além de jogar o leite fora, produtores dizem que o risco é grande de começar a faltar ração para os animais. O Vídeo de um produtor revoltado ilustrada bem a situação: reclamando do descaso do governo, ele abre as torneiras dos compartimentos, pois precisa ordenha o rebanho e não tem como armazenar mais o leite.

No Rio Grande do Sul, o Sindicato da Indústria de Laticínios estima que 4 milhões de litros já deixaram de ser captados devido ao movimento dos caminhoneiros. No Mato Grosso do Sul, que soma 24 mil produtores, a falta de transporte também ocorre e eles dizem que começarão a descartar o produto. No estado são mais de 30 pontos de bloqueios nas rodovias.

Em Bandeirantes, interior do Mato Grosso do Sul, produtores chegaram a jogar 2,5 mil litros de leite pelo ralo porque não havia como escoar o produto.

A Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc) estima que ao menos dois milhões de litros de leite, 25% da produção do Estado, foram jogados fora nesta quinta-feira.