4 de dezembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Minha Cidade Linda e Cria se unem para promoção de intervenções urbanas destinadas à primeira infância

Primeira das mais de 60 cidades a receber as obras desta parceria será Pariconha, no Sertão alagoano

Fotos: Ascom/Setrand

O Minha Cidade Linda, programa de requalificação de espaços urbanos presente em mais de 60 cidades alagoanas, agora se une ao maior programa de transferência de renda de Alagoas, também criado pelo Governo do Estado, o Cria, para, juntos, fazerem intervenções e adaptações nos espaços de lazer que receberão crianças e pais.

O objetivo é fortalecer o convívio social e os cuidados com a primeira infância, que são duas importantes bandeiras do Cria.

Os espaços terão playgrounds de madeira, carramanchões, bancos de concreto e serão totalmente pintados com a identidade visual do programa, que estará presente nos muros e nos brinquedos lúdicos – como a amarelinha -, além da implantação de totens coloridos, tornando o ambiente ainda mais acolhedor para os pequenos.

Os brinquedos infantis implantados irão garantir o acesso a brincadeiras,  além de auxiliar o desenvolvimento psicossocial e cognitivo das crianças, e de fortalecer o vínculo familiar.

A assistente social da Secretaria Estadual de Assistência Social, Aline Rodrigues, afirma que o Cria vai além da transferência de renda e destaca que o programa engloba ações que contemplam políticas públicas de diferentes pastas.

“O Cria não é apenas um programa de transferência de renda, ele é intersetorial, porque está na educação com as creches, na saúde com a vacinação, na assistência com os espaços lúdicos nos CRAS e, agora, no desenvolvimento urbano, com o Minha Cidade Linda, que vai garantir o convívio sociofamiliar e oferecer opções de sociabilidade para as crianças da primeira infância”. Aline Rodrigues.

Os serviços do Minha Cidade Linda contemplam todas as cidades alagoanas e ocorrem de forma personalizada para cada município, levando em consideração as dimensões que variam de acordo com cada espaço.

Agora, com o Cria unindo-se ao Minha Cidade Linda, será mantida a identidade visual e a usabilidade dos equipamentos para as crianças e seus pais conforme determina o Cria, como ressaltou a urbanista e superintendente especial de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Andreia Estevam.

“Os equipamentos de convívio social urbano são importantes enquanto pontos de encontro, pois contribuem no fortalecimento da relação entre pais e filhos, entre cidadãos e melhoram a qualidade de vida urbana. Agora, com o Cria unindo-se ao Minha Cidade Linda, vamos executar as intervenções buscando destacar os elementos e as diretrizes do Cria, garantindo, assim, que esses benefícios alcancem o maior número possível de famílias em todo o estado”. Andreia Estevam.

A primeira cidade a receber as obras do Minha Cidade Linda em parceria com o Cria será Pariconha, no Sertão alagoano, cujos serviços de urbanização estão em andamento.

A ideia é que, assim como o Minha Cidade Linda, as obras dos parques infantis com as diretrizes do Cria cheguem a todas as cidades alagoanas, primeiramente naquelas com até 50 mil habitantes, que representa 90% delas, e, em seguida, nas demais.