22 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ministério da Agricultura alerta para fraude de azeite de oliva em supermercados

Fiscalização recolheu mais de 30 mil litros de produtos falsificados

Os consumidores brasileiros de azeite de oliva estão sendo alertados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária para fraude de produtos no mercado.

O ministério divulgou uma lista de marcas de azeite de oliva que foram desclassificadas por fraude. As ações de fiscalização, realizadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), resultaram no recolhimento de 30.990 litros de azeite nos meses de novembro e dezembro de 2024.

As análises realizadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) confirmaram a presença de outros óleos vegetais na composição dos produtos. Isso contraria os padrões estabelecidos pela Instrução Normativa nº 01/2012, que regulamenta a identidade e qualidade do azeite de oliva.

O Mapa orienta os consumidores que adquiriram essas marcas a interromper imediatamente o uso dos produtos e buscar a substituição. Isso conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Os consumidores podem denunciar a venda de produtos fraudulentos pelo canal oficial Fala.BR, informando o local de compra.