26 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

Ministério da Saúde recomenda portões fechados, adiar ou cancelar jogos em todo o Brasil

Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal já jogarão sem público neste final de semana

O Ministério da Saúde recomendou, nesta sexta-feita, para todos os estados do Brasil o cancelamento, adiamento de partidas ou, se não houver tempo hábil para estas medidas, a realização de jogos com portões fechados em razão da pandemia do novo coronavírus.

A determinação vale para todos as unidades federativas, explicou o Ministério da Saúde, que reforçou: “os jogos de futebol se enquadram em eventos de massa. Desta forma devem seguir as orientações do Ministério da Saúde.”

Apesar disso, a CBF emitiu nota oficial (veja a íntegra abaixo) na qual determinou o fechamento dos portões apenas em jogos nas capitais dos estados de Rio de Janeiro e São Paulo.

A regra vale também para Libertadores, que já está suspensa, e Copa do Brasil. Mas a orientação do Ministério da Saúde já foi adotada também por outras federações. As partidas dos campeonatos de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás e Distrito Federal não terão público nos estádios neste fim de semana.

Até a noite dessa quinta-feira, a CBF ainda não havia se manifestado contra realização de eventos esportivos, com a permissão de autonomia de governos e prefeituras locais, com a anuência de cada federação estadual de futebol. A entidade avaliava a evolução das ocorrências e futuras medidas.