20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Corrupção

Ministra do STF pede investigação da PGR contra Bolsonaro na corrupção do MEC

Esquema de corrupção no MEC levou à prisão do ex-ministro Milton Ribeiro na semana passada

Ministra Carmem Lúcia, a relatora do caso no STF

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) enviou à Procuradoria Geral da República um pedido de investigação sobre o envolvimento do presidente Jair Bolsonaro (PL) no esquema de corrupção do Ministério da Educação (MEC).

O ex-ministro do MEC Milton Ribeiro foi preso na semana passada por envolvimentos dele nos crimes de corrupção passiva e tráfico de influência em um um esquema criminoso de liberação de verbas da pasta.

Em uma gravação autorizada pela Justiça, Ribeiro disse que foi informado por Bolsonaro sobre a busca e apreensão da PF em sua residência. Agora, cabe à Procuradoria analisar se há indícios para abrir uma investigação contra o presidente.

Na última sexta-feira (24), o Ministério Público Federal (MPF) divulgou uma manifestação apontando que Jair Bolsonaro interferiu no caso do ex-ministro Milton Ribeiro.

No STF, a ministra Carmem Lúcia assumiu a relatoria do caso e pediu a manifestação da PGR, hoje comandada pelo procurador Augusto Aras, considerado um servidor público bolsonarista.