18 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ministra Rosa Weber, do STF, pede a PGR abertura de inquérito contra Bolsonaro por prevaricação

Inquérito foi assinado pelo vice-procurador da PGR

Ministra Rosa Weber pede inquérito contra Bolsonaro por prevaricação

A ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta sexta-feira, 2,  a abertura de inquérito para apurar se o presidente Jair Bolsonaro cometeu o crime de prevaricação ao deixar de informar à PF (Polícia Federal) sobre o suposto superfaturamento na compra da vacina Covaxin.

A solicitação para investigar Bolsonaro foi feita pela PGR (Procuradoria Geral da República). A manifestação foi assinada pelo vice-procurador-geral Humberto Jacques de Medeiros.

Weber autorizou que a PGR solicite informações a diversos órgãos, como a CGU (Controladoria Geral da União), que recomendou a suspensão do contrato de compra da Covaxin. Há, ainda, a permissão para tomar depoimento dos envolvidos, como o próprio presidente e os irmãos Miranda, que teriam alertado Bolsonaro sobre as supostas irregularidades na compra.

“No caso concreto, o exame da petição formulada pela PGR permite concluir que a conduta eventualmente criminosa atribuída ao chefe de Estado teria sido por ele perpetrada no atual desempenho do ofício presidencial”, afirmou a ministra.

O prazo inicial da investigação é de 90 dias.