A liberação de R$ 4,2 bilhões de emendas Pix, criadas pela Câmara dos Deputados, é aguardada de forma ansiosa pelos parlamentares, ainda neste domingo, 29, data estabelecida pelo próprio ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), para responder aos questionamentos feitos sobre a suspensão do pagamento.
O ministro suspendeu o pagamento das emendas por falta de transparência e de prestação de contas no doa 23 de dezembro.
A suspensão trouxe o clima de pressão e tensão para dentro do governo, considerando que a Câmara alega que seguiu as orientações de ministérios do governo federal, para distribuir o dinheiro das emendas.
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP) não escondeu a irritação com a decisão de Dino e fez questão de manifestar que a atuação do ministro não facilita as coisas para o governo dentro do Legislativo.
Agora os parlamentares trabalham com a expectativa de que o ministro Flávio Dino não aceitará os argumentos enviados pela defesa e por isso mesmo já formatam um novo recurso em nome do Congresso Nacional, numa ação conjunta de Câmara e Senado para resgatar o dinheiro das emendas Pix.