As ruas do Centro da capital, das 17h até às 19h de ontem (20), foram bloqueadas por moradores de da Vila Brejal, no bairro da Levada, em Maceió.
Desalojados e desabrigados em razão das fortes chuvas que caíram no mês de julho, eles cobram a inclusão de famílias no pagamento do auxílio-chuva.
O bloqueio aconteceu na via em frente à Praça dos Martírios. O trânsito ficou complicado e bloqueado na Rua do Sol, tanto para quem segue em direção ao bairro do Cambona e para o trafego na Avenida Moreira e Silva, que liga os bairros Farol e Centro.
Chamando atenção da Prefeitura de Maceió e demais autoridades, os moradores bloquearam a via com pneus e pedaços de madeira. Eles atearam fogo nos materiais provocando um congestionamento.
Na semana passada, o mesmo grupo, de forma pacífica, interditou o mesmo trecho para cobrar o pagamento do auxílio. Os manifestantes alegaram que realizaram o cadastro para receber o auxílio emergencial, mas que o pagamento não havia sido feito.
A Polícia Militar, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) foram acionados e enviaram equipes para o local.
Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) afirmou que o pagamento do auxílio-chuva foi efetuado na semana passada à famílias cadastradas pela Defesa Civil. Os beneficiários que não têm conta na Caixa Econômica devem receber o auxílio ainda esta semana.
A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) informa que pagou semana passada o auxílio emergencial para as famílias afetadas pelas chuvas que foram cadastradas pela Defesa Civil. Esta semana recebem aquelas que não possuem conta na Caixa Econômica. A Prefeitura de Maceió, por meio da Semas, já pagou auxílios e aluguel social para 2600 famílias que estavam em abrigos, e com os novos pagamentos chegará a aproximadamente mais 4 mil famílias, ultrapassando 6 mil famílias beneficiadas no total”, mostra a nota.