18 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Personalidades

Morre em Maceió o Dr. Hélio Lopes, ex-prefeito de Penedo e ex-deputado estadual

Internado no Arthur Ramos, ele não resistiu à complicações respiratórios; Duas cuidadoras estão com febre alta

O Dr. Hélio Lopes, ex-prefeito de Penedo e ex-deputado estadual de Alagoas, morreu por volta de 5h da manhã deste domino (17),vítima de problemas respiratórios, segundo o site Boa Informação.

Ronaldo Lopes, vice-prefeito de Penedo, havia anunciado que seu pai estava internado no Hospital Arthur Ramos desde a última terça (12).

Médico e político, Hélio Lopes havia fundado a rádio Penedo FM – 97.3 Mhz. Confira a nota oficial sobre seu falecimento:

A família Pereira Lopes e a Organização Hélio Lopes, através da Rádio Penedo FM e do site aquiacontece.com.br cumprem o doloroso dever de comunicar o falecimento de seu patrono, Dr. Hélio Nogueira Lopes, na manhã deste domingo, 17 de maio de 2020.

Aos 97 anos, Dr. Hélio Lopes foi um grande benfeitor da saúde pública como diretor médico e provedor da Santa Casa de Misericórdia de Penedo, Secretário de Estado da Saúde, quando pela primeira vez foi interiorizada a medicina com a colocação de médicos em todos os municípios do estado e Presidente do Laboratório Industrial Farmacêutico de Alagoas – Lifal.

Como político, prefeito de Penedo, promoveu a instalação da companhia Telefônica, a eletrificação da cidade com energia vinda diretamente da hidrelétrica de Paulo Afonso, aterrou e urbanizou o Largo de Fátima e a Orla Fluvial, abriu a estrada Penedo-Pindorama, criou o SAAE – Serviço autônomo de Água e Esgoto, transferiu a Escola Normal Rural para o atual Comendador José da Silva Peixoto e instalou a Emissora Rio São Francisco, como algumas das destacadas obras de sua administração.

Como deputado estadual, em uma de suas mais significativas atuações como parlamentar, Hélio Lopes foi o grande mentor da luta travada por Alagoas para que a recém criada Diretoria da Codevasf em Alagoas, ficasse sediada em Penedo.

O médico de formação humanistas, o Dr. Hélio de inúmeras gerações de penedenses, o político considerado “reserva moral do estado de Alagoas” será sepultado nesta data, em Penedo, nesse singular e triste momento que não permite despedidas e homenagens.