Morreu neste sábado, 17, aos 93 anos, o apresentador Silvio Santos. Com mais de 60 anos de carreira, o fundador da emissora SBT deixa a esposa, Íris Abravanel, e seis filhas, Patrícia, Rebeca, Silvia, Cintia, Daniela e Renata.
Em julho de 2024, o apresentador assustou o público ao ser internado no Hospital Israelita Albert Einstein após ser diagnosticado com a gripe H1N1. Trata-se de doença viral que se manifesta como infecção respiratória. Na época, ele passou poucos dias internados.
Uma história de sucesso na comunicação
Senor Abravanel, conhecido como Silvio Santos, nasceu em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro. Primogênito de um casal de imigrantes judeus sefarditas, teve outros cinco irmãos que cresceram na então capital do Brasil a partir da chegada da família no país, em 1924.
Antes de iniciar a carreira televisiva, serviu o Exército Brasileiro na Escola de Paraquedistas, em 1948. O carioca também se formou como técnico em contabilidade e ficou conhecido por adentrar no universo profissional como vendedor ambulante.
Senor era chamado de Silvio pela mãe, mas teve o nome artístico consolidado ao participar de um programa de calouros comandado pelo apresentador Jorge Curi e o produtor Mário Ramos. A voz marcante entre as vendas nos “camelôs”, foi convidado a participar de um concurso para locutores na Rádio Guanabara e intercalou os trabalhos nas ruas com programas de rádio.
Silvio Santos passou a adaptar para a TV o formato de espetáculos e sorteios que realizou por também ter atuado como animador de circo antes do sucesso nacional. Estreou o formato interativo no programa “Vamos Brincar de Forca”, transmitido pela TV Paulista, em 1962.
O apresentador continuou atuando na televisão quando a emissora foi incorporada pela TV Globo, em 1966. No canal de Roberto Marinho, seguiu aprimorando o formato e aumentando a audiência do “Programa Silvio Santos”, com quadros como “Pergunte e Dance” e “Só compra quem tem”.
Em paralelo ao crescimento televisivo, adquiriu do amigo e radialista Manuel de Nóbrega o Baú da Felicidade. A empresa fornecia baús com diversos produtos a serem pagos mensalmente pelos carnês. O retorno financeiro positivo contribuiu para o crescimento do programa autoral, que migrou para a TV Tupi e Record TV antes de se tornar um produto do SBT.
O Sistema Brasileiro de Televisão foi fundado em 1981, após uma concorrência pública feita pelo Governo Federal para a criação de duas novas redes de TV. O SBT surgiu a partir de concessões cassadas da extinta Rede Tupi. Entre os programas de maior destaque da história do canal estão a atração do fundador, “Show do Milhão”, “A Praça É Nossa”, entre outros.
Além da criação do império televisivo, Silvio Santos tentou carreira política em 1988, quando se candidatou prefeitura de São Paulo pelo Partido da Frente Liberal (PFL). A candidatura não se concretizou, assim como quando tentou concorrer à Presidência da República, em 1989.
O apresentador foi casado entre 1962 e 1977 com Maria Aparecida Vieira Abravanel, com quem teve a primeira filha, Cintia, e adotou Silvia. A primeira esposa de Silvio morreu em 1977, vítima de um câncer. Silvio se casou novamente em 1978, com Íris Pássaro Abravanel, com quem teve as outras quatro filhas e foi casado até a morte.