20 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Movimentos culturais pedem a Lula, se eleito, a institucionalização da lei Paulo Gustavo

A lei foi vetada pelo atual Presidente Jair Bolsonaro

Setores da cultura alagoana em reunião com Lula e Alckmin em Maceió/ Foto: Lorena Firmino

O ex-presidente Lula e o ex-governador Geraldo Alckmin reuniram-se nesta sexta-feira, 17, com representantes de setores da cultura alagoana.

Representantes da cultura alagoana defenderam a instucionalização da lei Paulo Gustavo, após o que consideraram “um veto criminoso” da lei pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL).

Durante os líderes culturais também defenderam a revitalização do Fundo Nacional da Cultura para o desenvolvimento de projetos em todo o País, via editais públicos, com os ritos da transparência.

Eles ainda destacaram a necessidade de o programa cultural da campanha de Lula e Alckmin fortalecer a interação da cultura com a educação e ampliar esse vertente para a área de saúde, de forma que a cultura também possa ser parceira do Sistema Único de Saúde.

Destacaram ainda a necessidade do fortalecimento da cultura afro, LGBT e da cultura indígena, considerando que essa tem sido atacada rotineiramente pelo atual governo. “Queremos mais apoio a cultura indígena, por que hoje no governo atual a cultura é a de assassinatos”, disse o promotor cultural, Marcão.