Uma denúncia de compra de votos em Barra de São Miguel é alvo de investigação do Ministério Público Eleitoral de Alagoas. Por meio de nota, Prefeitura de Barra de São Miguel, administrada por Benedito de Lira (PP) o Biu de Lira, repudia “veementemente qualquer prática que vise manipular o processo democrático por meio de compra de votos ou quaisquer outras formas de corrupção”.
A denúncia chegou ao MP no início de julho: servidores estariam recebendo uma oferta de R$ 300 a R$ 500 em gratificações para, em troca, ajudarem na reeleição de Benedito de Lira e dos vereadores de sua chapa.
Esse montante viria através de aumento salarial dos servidores municipais indicados pelos vereadores da chapa do PP, PL e União Brasil, que apoiam o atual prefeito. A denúncia também aponta que cada vereador teria direito a indicar três funcionários.
Diante da gravidade da denúncia, a promotoria solicitou à Polícia Federal a abertura de inquérito para investigar a suspeita de crime eleitoral.
Benedito de Lira, pai do presidente da Câmara Federal, o deputado Arthur Lira (PP), vai disputar contra Floriano Melo (MDB), seu atual vice. A cidade de Barra de São Miguel foi uma das mais privilegiadas com verbas federais de saúde nos últimos anos, apesar de ter apenas 8 mil habitantes.
Outro lado
Confira a nota da prefeitura, que afirma que “as gratificações concedidas aos servidores públicos municipais seguem rigorosamente as normas legais e têm como único objetivo reconhecer e incentivar o desempenho exemplar em suas respectivas funções”:
“Não existe qualquer tipo de vinculação entre a concessão dessas gratificações e a obtenção de apoio político. Todas as decisões relacionadas à concessão de gratificações são pautadas em critérios objetivos e transparentes, levando em consideração o mérito e a dedicação do servidor ao serviço público.
Esclarecemos ainda que, ao longo do último ano, as gratificações foram concedidas a servidores que demonstraram compromisso e eficiência no cumprimento de suas responsabilidades. O critério para concessão dessas gratificações é técnico, baseado em avaliações de desempenho previamente estabelecidas e aprovadas pelas instâncias competentes.
A Prefeitura de Barra de São Miguel permanece à disposição do Ministério Público e de quaisquer órgãos de controle para colaborar em eventuais investigações, reafirmando nossa confiança na justiça e na verdade.”