5 de dezembro de 2023Informação, independência e credibilidade
Interior

MPE/AL: Implantados conselhos de segurança pública no Sertão

Com a participação direta da população nesses colegiados

O Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), instalou, durante toda essa semana, em audiências públicas realizadas em seis cidades do alto sertão, 15 conselhos municipais de segurança pública.

A iniciativa, proposta pelo órgão ministerial, aconteceu em parceria com as Prefeituras e as Câmaras de Vereadores de Maravilha, Poço das Trincheiras, Ouro Branco, São José da Tapera, Carneiros, Senador Rui Palmeira, Olho d’ Água das Flores, Monteirópolis, Canapi, Inhapi, Mata Grande, Água Branca, Pariconha, Piranhas e Olho d’Água do Casado, e com as Polícias Civil e Militar de cada uma dessas cidades.

A ideia de criar conselhos municipais de segurança pública, com a participação direta da população nesses colegiados, partiu no início deste ano do procurador-geral de Justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça (Caop), José Antônio Malta Marques.

O procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça, destacou a importância da união de forças para melhorar a segurança pública nos municípios alagoanos. “Todos nós temos responsabilidade em fazer segurança pública. Em um país onde se mata mais de 60 mil pessoas por ano e que representa 11% dos homicídios no mundo, não se pode mais deixar a sociedade de fora das discussões”, argumentou o chefe do MPE/AL.

O município de Maravilha foi o primeiro a instalar o seu conselho, na terça-feira (25). E o promotor de justiça da cidade, Luiz Alberto de Holanda Paes Pinto, também foi um dos articuladores para que os colegiados de Maravilha, Poço das Trincheiras e Ouro Branco fossem finalmente instalados.

Outros conselhos

Na mesma terça-feira, a tarde, ocorreu a instalação dos Conselhos Municipais de São José da Tapera, Carneiros e Senador Rui Palmeira. Já à noite, no Fórum da Comarca de Olho d’Água das Flores, tomaram posse os conselheiros que passaram a integrar os conselhos das cidades de Olho d’ Água das Flores e Monteirópolis.

Na quarta-feira (26), no horário da manhã, foram instalados os conselhos municipais de segurança pública de Canapi, Inhapi e Mata Grande. Além do procurador-geral de justiça, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto, e do coordenador do Caop, José Antônio Malta Marques, a promotora Ariadne Dantas Meneses, titular da Promotoria de Justiça de Mata Grande, também participou da solenidade.

No turno da tarde, foram implantados os colegiados dos municípios de Água Branca e Pariconha. A cerimônia contou com a presença do promotor da cidade, Rômulo de Souto Crasto Leite. E, por fim, à noite, aconteceu a instalação dos conselhos de Piranhas e Olho d’Àgua do Casado, cuja solenidade foi prestigiada pelo promotor de Piranhas, Alex Almeida Silva, e pelo promotor de justiça de Delmiro Gouveia, Bolivar Cruz Ferro.