18 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Brasil

MPF vê 30 mil pacientes à beira da morte por falta de remédios

Ministério Público Federal cobra responsabilidade do Ministério da Saúde.

Pacientes transplantados são o mais prejudicados hoje pelo Ministério da Saúde

Cerca de 30 mil pacientes que se submeteram a transplantes de órgãos pelo Sistema Único de Saúde – SUS – já estão à beira da morte por falta de medicamentos na rede básica de atendimento.

O caso refere-se apenas ao Estado de São Paulo, segundo dados do Ministério Público Federal, revelados pelo jornal O Globo.

Mas, o quadro de desabastecimento de medicamentos no sistema gestão do Ministério da Saúde tem se agravado, dia após dia.

Desde o inicio do ano o sistema federal de distribuição de remédios vive uma aguda crise de desabastecimento, afetando principalmente os transplantados.

De um total de 134 drogas que são distribuídas obrigatoriamente pelo Ministério da Saúde , 25 estão com estoques zerados, sendo que pelo menos quatro delas são para atender a transplantados, evitando que o órgão recebido seja rejeitado pelo organismo.

Uma ação do Ministério Público Federal revela que 30 mil enxertos de coração, rim e fígado estão em risco apenas no estado de São Paulo, por causa do desabastecimento.

Em decisão tomada no dia 9 de abril de 2019, com base na ação do MPF, o juiz federal Paulo Cezar Duran determinou que o ministério solucione o problema. Por meio de nota, o ministério afirmou que “mantém todos os esforços necessários ao cumprimento da decisão judicial”.

Para o MPF, o quadro se agrava por que além dos pacientes transplantados estarem em direção ao fim por falta de medicamentos, há milhares que estão na fila de transplante esperando o atendimento e isso não acontece por que o ministério não dispõe de remédios para o atendimento de cada caso.

5 Comments

  • Avatar Maria

    E pensar que avisamos muito sobre o perigo de colocar esses caras pra governar,Dória e Bolsonaro não tem nenhum apreço pelo que é público,um só fala em privatizar e o outro que a sua especialidade é matar…
    Ou seja não enganaram ninguém…

  • Avatar Edison Edwin Pelosi

    Cadê o Presidente BOLSONARO que nada faz ? Quer que morramos mesmo para economizar e garantir seus privilégios vitalícios e de outros da mesma laia?

Comments are closed.