21 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Mutirão no Clima Bom agendou mais de 500 cirurgias

Ação atendeu mais de 1.400 pessoas; Próxima etapa será no Jacintinho

Mutirão de Cirurgias, realizado no Clima Bom, agendou 567 procedimentos. Foto: Olival Santos

A III etapa do Mutirão de Triagens para Cirurgias, realizado no bairro Clima Bom, em Maceió, atendeu 1.422 pessoas e agendou 567 procedimentos. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), foi iniciada na quinta (16) e concluída no sábado (18), beneficiando pacientes da capital e do interior do Estado.

A iniciativa foi planejada pelos técnicos da Sesau como uma forma eficaz de diminuir as filas para cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica. O projeto também contempla a realização de cirurgias para retirada de mioma e de pedra na vesícula.

Assim como nas edições passadas, durante a etapa do Clima Bom foi montada a “Cidade da Saúde” para a realização de exames de sangue, ultrassom e raios-x.

“Os pacientes realizaram um ciclo completo de exames e já saíram com a cirurgia devidamente agendada. Esse modelo agiliza o processo e traz segurança e tranquilidade para a população”. Alexandre Ayres, secretário de Estado da Saúde.

Segundo a assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto, os números confirmam a confiança da população e atestam o esforço da gestão estadual em assegurar o acesso à saúde para todos os alagoanos.

“Muitas pessoas atendidas pelo Mutirão de Triagem para Cirurgias estavam há anos esperando para realizar procedimentos importantes para o seu bem estar”. Geonice Peixoto, assessora técnica da Sesau.

Próxima etapa

A IV etapa do Programa Mutirão de Cirurgias será realizada no bairro Jacintinho, em Maceió, nos dias 30 e 31 de janeiro e 1º de fevereiro. Para participar da ação, o usuário deve chegar ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS.

“É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios”. Geonice Peixoto.