Canapi, cidade do sertão alagoano, ficou famosa nos anos 90 por ser a terra de Rosane Collor, então primeira dama do País.
Fernando Collor, o marido de Rosane, foi empossado presidente da República (1990) e renunciou em 1992, durante o processo de impeachment.
Canapi pode voltar às páginas nas eleições municipais deste ano por ter uma candidata a prefeita do PP, o partido do deputado Arthur Lira. O fato é que a candidata a prefeita Josélia Lima é apoiada pelo MDB, do senador Renan Calheiros.
O irmão da prefeita, José Hermes, é o cacique político do lugar. Ele domina a política local há quase 20 anos. O filho dele, Vinícius Lima, prefeito atual, em segundo mandato, recebeu do pai a orientação de apoiar a tia.
Hermes se sente ainda mais empoderado no município, a partir do momento em que o senador Renan Calheiros entregou nas mãos dele a legenda do MDB, que era controlada por um emedebista histórico: Celso Luiz Malta, ex-deputado estadual.
Agora, MDB e PP estarão no mesmo palanque na emblemática cidade sertaneja em apoio a Josélia, a irmã do pai do prefeito.
No trânsito, em meio à família, deverão estar Renan e Arthur.
Quem sabe, para fumarem o cachimbo da paz. Afinal, 2026 se aproxima.