16 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Expresso

Navio é “quase” desencalhado Canal de Suez após 6 dias e perdas de bilhões de dólares

Tráfego será retomado assim que o navio puder ser movido para uma área de espera

Notícia da liberação parcial da embarcação ampliou otimismo de que operações sejam retomadas em breve no canal e levou a queda do preço do petróleo bruto

O enorme cargueiro que bloqueia há 6 dias o Canal de Suez, no Egito, voltou a flutuar parcialmente. O Ever Given, de 400 metros de comprimento, foi reposicionado e liberado da margem do canal de onde estava encalhado, segundo autoridades.

O curso do cargueiro que carrega 20 mil contêineres foi corrigido em 80%, afirmou a Autoridade do Canal de Suez. Agora, os esforços estão voltados para fazer o navio flutuar totalmente. A popa do Ever Given está no momento a quase 100m da margem do canal, que tem 400 metros de largura.

A notícia da liberação parcial da embarcação ampliou o otimismo de que as operações sejam retomadas em breve no canal e levou a uma queda no preço do petróleo bruto, já que parte da distribuição global da commodity acabou afetada pelo encalhe.

O vídeo abaixo sugere que isso já teria sido alcançado, mas os responsáveis pela embarcação disseram à agência de notícias AFP que ele havia sido apenas “virado”.

O tráfego será retomado assim que o navio puder ser movido para uma área de espera, disse a autoridade. Ainda será preciso inspecionar a estabilidade do canal antes que o fluxo seja retomado.

Enquanto avança a operação gigantesca para mover o Ever Given, cargueiro encalhado desde terça-feira (23) no Canal de Suez, centenas de navios se amontoam em ambos os lados da passagem, esperando sua vez de atravessar.

Até esta sexta-feira (26), havia 237 embarcações paralisadas nas proximidades do canal no Egito, segundo dados coletados pela agência de notícias EFE junto à Leth Agencies, que oferece serviços de logística em diversos canais e estreitos do mundo.

No canto superior esquerdo é possível ver o cargueiro Ever Given encalhado no Canal de Suez. Na região à direita, dezenas de embarcações aguardam a retirada para conseguir atravessar