25 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Nova Maceió levará obras de esgotamento ao Litoral Norte

Rui Palmeira autorizou nesta segunda obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário

O prefeito Rui Palmeira assinou, na manhã desta segunda-feira (16), ordem de serviço para a realização das obras de pavimentação, drenagem e esgotamento sanitário do Litoral Norte de Maceió.

As obras fazem parte do programa Nova Maceió e são financiadas pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) no Brasil. Guaxuma, Garça Torta, Conjunto Elias Bonfim, Riacho Doce, Praia da Sereia, Ipioca e Sauaçuhy são as localidades contempladas.

De acordo com o prefeito Rui Palmeira, além das obras previstas para a região, também será construída uma estação de tratamento de esgoto.

“Na parte alta da cidade temos feito muitas obras de esgotamento sanitário e fazemos a ligação à estação de tratamento do Benedito Bentes, construída pelo Governo do Estado. Aqui o caso é diferente, não tem rede coletora de esgoto e não podemos ligar a rede de esgoto do Litoral Norte à estação do Benedito Bentes, então teremos que construir uma estação própria. Já desapropriamos o terreno que fica na região de Saúde, vamos ter que fazer todo o coletor tronco de esgoto que também não tem, mas temos certeza que a região Norte vai ganhar muito com isso”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Além do presidente da casa, Kelmann Vieira (PSDB), estiveram presentes os vereadores Chico Filho (Progressistas), Simone Andrade (DEM), Ib Breda (PR), Luciano Marinho (Podemos), Samyr Malta (PTC), Beto da Farmácia (PROS) e o secretário de governo, Eduardo Canuto (PSDB), além do deputado Dudu Ronalsa (PSDB).

A obra terá um investimento de R$ 40 milhões e vai pavimentar 50 ruas, 21.854,43m de saneamento, 2.558,00m de drenagem, 25.940m de linhas de recalque, entre tantos outros benefícios.

“É muito grande a importância e o tamanho dessa obra, são mais de 40 milhões em investimentos, mais de 20 quilômetros de pavimentação, mais de 20 quilômetros de rede de drenagem e rede coletora, mais de 4 mil casas serão contempladas com essas obras, possibilitando a melhoria do transporte e locomoção, melhoria dos bairros e minimizando muito os dejetos que são jogados nos rios, nas lagoas e no mar. Tudo isso cria uma cidade muito melhor”. Eduardo Canuto, secretário Municipal de Governo.

Assinatura da ordem de serviço do esgotamento sanitário e pavimentação do litoral Norte de Maceió. Fotos: Pei Fon/ Secom Maceió

Nova Maceió

Lançado em agosto do ano passado pela Prefeitura de Maceió, com ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), o Nova Maceió irá investir, aproximadamente, R$ 420 milhões em 400 ruas da capital.

Serão mais de 400 mil metros quadrados de pavimentação, mais de 40 mil metros de rede de drenagem pluvial e, aproximadamente, 100 mil metros de rede coletora de esgoto. Os recursos são oriundos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF), Banco do Brasil, Codevasf, Governo Federal e verba própria da Prefeitura de Maceió.