15 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Eleições 2022

Nova pesquisa Quaest diz que Lula venceria no 1º turno se eleição fosse hoje

Lula, candidato do PT, tem 44% das intenções de votos e Bolsonaro tem 32%, na pesquisa estimulada

Nova pesquisa diz que Lula e Bolsonaro oscilaram 1 ponto cada um

A nova rodada da pesquisa Quaest, divulgada nesta quarta-feira, 3 de agosto,  aponta na estimulada – quando são apresentados os nomes dos  candidatos ao entrevistado – Jair Bolsonaro (PL) oscilou um ponto percentual para cima, portanto dentro da margem de erro de dois pontos, chegando a 32% das intenções de voto, e Lula (PT) oscilou um ponto para baixo, marcando 44%.

A sondagem mostra que, se a eleição fosse hoje, Lula venceria no primeiro turno, dentro da margem de erro, com 51% dos votos válidos.

O levantamento aponta também que a diferença de 12 pontos percentuais entre Lula e Bolsonaro na consulta estimulada é a menor desde julho de 2021.

Encomendada pela Genial Investimentos, a pesquisa da Quaest mostra que Ciro Gomes (PDT) oscilou um ponto para baixo, na comparação com julho, marcando 5% das intenções de voto, Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) mantiveram seus 2% e Pablo Marçal marcou 1%, mesma porcentagem dos últimos dois meses.

Na pesquisa espontânea, que não oferece ao entrevistado os nomes dos presidenciáveis, Lula oscilou dois pontos para baixo, marcando 43% das intenções de voto no primeiro turno, e Bolsonaro oscilou um para cima, chegando a 31%.