11 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Nova presidente da Caixa afasta vice de logística e mais seis funcionários por assédio

Ex-presidente pediu demissão do cargo após as denúncias de assédio sexual de funcionárias contra ele serem divulgadas pela imprensa

A nova presidente da Caixa Econômica Federal, Daniella Marques, afirmou hoje que o vice-presidente de logística, Antonio Carlos Ferreira, e seis funcionários vinculados à presidência do banco foram afastados dos cargos após denúncias de assédio sexual e moral.

“Existem os cargos de confiança da presidência, que aí houve uma recomendação de afastamento, pelo Conselho a mim, porque essa é uma responsabilidade e caneta minha. Então são chefe de gabinete, e cinco têm uma função que se chama consultor estratégico, que são as pessoas que estão no entorno da presidência”. Daniella Marques, em entrevista à GloboNews.

A nova presidente do banco explicou que, além de desejar “isolar esse episódio e a apuração”, é natural que se leve pessoas de confiança para os cargos estratégicos e que deve afastar outros membros do conselho.

Estes sete se somam ao ex-presidente Pedro Guimarães, que deixou o cargo na última quarta-feira (29). O ex-vice-presidente de Negócios de Atacado Celso Leonardo Barbosa, apontado como quem acobertava os atos do ex-número 1 da instituição, também pediu demissão na última sexta-feira (1º).

Guimarães deixou oficializou sua saída na semana passada, pedindo demissão do cargo após as denúncias de assédio sexual de funcionárias contra ele serem divulgadas pela imprensa

Daniella Marques disse que precisa ter muito cuidado na apuração, e que esta semana irá abrir um canal de atendimento para as mulheres. O objetivo, segundo ela, é entender as denúncias e recuperar danos.