20 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Novo decreto em AL reabre cinemas, teatros e amplia horários do comércio

Bares e restaurantes podem funcionar até às 21h e nos finais de semana; Toque de recolher foi ampliado até às 22h

O governador Renan Filhou anunciou a atualização do decreto de distanciamento social em Alagoas. O estado segue na fase vermelha, mas houve uma série de flexibilizações.

Segundo Renan Filho, todas as alterações foram decididas após avaliação do boletim epidemiológico e avanço do plano de imunização. Mas com a ressalva: a população precisa continuar se resguardando contra o coronavírus.

As regras valem pelos próximo 15 dias e entram em vigor a partir da 0h desta quarta-feira. Como destaque do novo decreto, os cinemas, teatros e museus vão reabrir. Confira as mudanças:

  • Bares e restaurantes podem funcionar todos os dias, incluindo finais de semana, ate às 21h;
  • Voltam a funcionar cinema, teatro, circos, museu e parque temático com (30% de sua capacidade);
  • Shoppings e galerias podem funcionar até às 21h, durante a semana e final de semana;
  • Circulação de pessoas fica autorizada até às 22h.

Eventos sociais e esportivos, no entanto, seguem proibidos para evitar aglomerações.

Educação nesta segunda onda

O governador disse que as aulas na rede pública estadual de ensino educação pública só irão retornar com a vacinação dos profissionais da educação.

Essa imunização deve acontecer até junho para. Só então serão retomdas as aulas com segurança para os profissionais e protocolos rígidos para os alunos.

Alagoas chegou a ter na segunda onda 178 mortes em uma semana e há uma tendência de queda, sendo registrado, no último sábado, 123 óbitos.  Na capital foram 88 óbitos e chegamos a 55, média de 8 óbitos por dia. No interior foram 90 óbitos e na semana passada fechou em 68 óbitos.

O estado tem um total de 180.975 casos confirmados do novo coronavírus, dos quais 2.974 estão em isolamento domiciliar. Há 12.475 casos em investigação laboratorial e, no total, Alagoas tem 4.413 óbitos por Covid-19.