29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Blog

O direito à desconexão: Você tem a sensação de não se desligar do trabalho?

Nesta quarta-feira, o blog Por Elas vai entrevistar o advogado trabalhista Kleber Santos, no instagram do Eassim.

Kleber Santos – arquivo pessoal

Quem já teve a sensação de estar, 24 horas por dia, conectado ao trabalho? Um email que chega depois do expediente e você tem que ‘dar uma olhada’ e responder; um telefonema que pede um ‘favorzinho’ fora de hora e, principalmente, mensagens inúmeras que chegam a qualquer hora do dia e da noite, pelo whatsapp, tratando de assuntos do trabalho.

No começo parece ‘chato’ dizer não. Nada demais atender à chamada telefônica, tirar uma dúvida ou responder à mensagem do whatsapp que está ali, bem ao alcance da mão. Difícil não ver; quase impossível fingir que não viu. Mas de repente essas situações vão se repetindo, se multiplicando e ganhando espaço na sua vida e no seu tempo livre. Ocupando suas horas de descanso, de lazer com os amigos, de almoço com a família, de afazeres domésticos. De repente, você começa a ter a sensação de que está o tempo todo ligado no trabalho.

Pior ainda, durante o isolamento da pandemia, quando se estabeleceu como ‘normal’ o trabalho em casa, em sistema virtual. Quem nunca ouviu, nesses tempos recentes, a reclamação de alguém dizendo: “em casa, estou trabalhando dobrado”? E por experiência própria, a maioria sabe que isso é verdade. A virtualização das atividades laborais nos tornou a todos mais acessíveis ao trabalho e em muitos casos, isso tem sido abusivo.

Parece que descontrolou o ‘relógio’ que registra o início e o final do expediente. O horário de trabalho parece ter perdido os limites.

Mas, onde fica o direito ao tempo livre após o expediente; às folgas nos finais de semana e feriados, os limites da carga horária? E como fica o direito à desconexão?

Esse é o tema da nossa live, nesta quarta-feira (4), no instagram do Eassim. O Blog Por Elas vai entrevistar o advogado trabalhista Kleber Santos, vice-presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de Alagoas.

Tenho certeza que esse assunto lhe interessa. Então, das 20 às 21h, desligue-se do trabalho e se ligue na gente.

Nos encontramos no @eassimnoticias.