25 de março de 2025Informação, independência e credibilidade
Blog

O show de horrores das eleições: cidadãos se identificam com cada coisa…

Defendo aulas de educação política nas escolas. Antes que a galera da neurose se ofenda e me acuse de “comunismo”, falo de conteúdos que ensinem quais os papéis do Executivo, do Legislativo e do Judiciário.

De princípios constitucionais, também. E explique qual o papel do cidadão em todo o processo democrático, além de como as decisões políticas interferem na vida de cada um.

Talvez, assim, as pessoas passem a levar a política um pouco a sério e o nível da política se eleve. Mas, como que está no poder precisa de ignorantes para se manter lá, tudo isso não passa de uma utopia. Precisamos pensar nas futuras gerações porque a atual está perdida no ódio e na ignorância.

É triste ver como quem luta por direitos, por inclusão e garantias é visto como vagabundo. Já quem vive de sabotar o trabalhador e as minorias é visto como “pessoa de bem”.

Não se propõe nada pela educação, por empregos e por segurança, por exemplo. Para os conservadores, o Estado deve ser mínimo para cuidar da vida sexual alheia.

Temos uma classe de eleitores que não quer evoluir e nem deixar o outro crescer.

Em um país educado, figuras patéticas como as que apresento abaixo teriam vergonha de mostrar a cara:

Reprodução
Reprodução