19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Observatório da Ufal atenta para recorde de mortes e descontrole na pandemia

Situação não está sendo revertido e poderá causar o esgotamento do sistema de saúde

A situação de Alagoas nesta pandemia ainda não é de tranquilidade. Segundo o Observatório Alagoano de Políticas Públicas Para o Enfrentamento da Covid-19, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), após a redução na semana anterior, houve um aumento no número de casos e óbitos por Covid e o estado voltou a registrar sinais de descontrole da transmissão.

Entre o sábado do dia 10 e este domingo (18), além do aumento no número de casos e mortes, houve manutenção da alta taxa de ocupação hospitalar, que no caso dos leitos de UTI continua próxima à 90%.

Gabriel Bádue, coordenador do Observatório, houve um retrocesso e a situação é grave. A ocupação de UTI só não ultrapassa 90% porque União dos Palmares é uma exceção. Os óbitos estão concentrados na capital, com cerca de 55% das mortes registradas no período.

Para o Observatório, a tendência de alta de casos e óbitos, e a elevada ocupação hospitalar são evidências do atual cenário de descontrole da transmissão do novo Coronavírus. Situação essa que não está sendo revertido e poderá causar o esgotamento do sistema de saúde.