Por volta das 15 horas deste domingo (24), no município de União dos Palmares, um ônibus escolar, contratado pela Prefeitura do município perdeu força na subida de uma ladeira, desceu de ré e caiu de uma ribanceira.
O veículo transportava cerca de 40 pessoas, em sua maioria jovens, para um evento de Pôr do Sol Cultura na Serra da Barriga, que acontece em novembro, aos domingos, no parque memorial Quilombo dos Palmares.
Na atualização mais recente, 17 passageiros morreram e outros 29 ficaram feridos. Estes foram encaminhados para hospitais, incluindo o HRM (Hospital Regional da Mata), em União dos Palmares, e unidades em Maceió, como o HGE (Hospital Geral do Estado) e o Hospital Metropolitano.
Foram acionados o Corpo de Bombeiros, SAMU e a Secretaria de Saúde (SESAU), qie estão integralmente mobilizados no resgate e no atendimento. A corporação do Corpo de Bombeiros enviou 29 militares em oito viaturas e também o helicóptero para o local do acidente.
“Estamos saindo com a nossa viatura de resgate. A informação que chega através da nossa central é que um ônibus veio a tombar próximo à Serra da Barriga e tem aproximadamente 40 vítimas precisando de socorro. Boa parte do efetivo de Maceió está se deslocando para União dos Palmares. Outras viaturas de cidades vizinhas estão indo para o local também”. Thiago Omena, bombeiro militar.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou 23 mortes em decorrência do grave acidente. De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), 22 vítimas tiveram o óbito confirmado no local do acidente e outra – uma paciente gestante – deu entrada no Hospital Regional da Mata (HRM), mas não resistiu aos ferimentos.
Ao todo, o HRM atendeu 29 pacientes, que foram levados para a unidade depois de um rápido trabalho de resgate que envolveu o programa Salva Mais, por meio da Sesau e da Secretaria de Segurança Pública.
O Governo de Alagoas lamenta profundamente a morte dos 23 ocupantes do ônibus. O Estado decretou luto oficial por três dias.
Governo e Prefeitura
O governador Paulo Dantas lamentou profundamente o ocorrido, manifestando solidariedade às famílias e anunciou o decreto de luto oficial. O Governo do Estado reforça que está totalmente mobilizado para dar suporte às vítimas e seus familiares.
O Estado de Alagoas disponibilizou 21 leitos de UTI Pediátrica, 3 leitos de UTI para adultos e leitos de enfermaria.
Confira na íntegra a nota do Governador:
Recebi com extrema tristeza a notícia da tragédia ocorrida em União dos Palmares, que tirou vidas e deixou muitas pessoas feridas.
Determinei a total mobilização do Estado, com equipes do Corpo de Bombeiros, SAMU e toda a estrutura de saúde atuando no socorro às vítimas, que já estão sendo atendidas na UPA de União e no Hospital Regional da Mata.
Neste momento de imensa dor, o Governo de Alagoas decreta luto oficial por três dias em respeito às vidas perdidas e manifesta total solidariedade às famílias e amigos das vítimas.
Já a Prefeitura de União dos Palmaires, atrabés de nota, reforçou que os esforços são para para auxiliar no socorro às vítimas. Confira a nota na integra:
“A Prefeitura de União dos Palmares está mobilizando todos os esforços possíveis para auxiliar no socorro às vítimas do trágico acidente que aconteceu na tarde desta domingo, com um ônibus que chegava à Serra da Barriga.
Várias equipes do município, Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros estão envolvidas na ocorrência. Estamos apurando as circunstâncias do ocorrido. É nosso dever oferecer toda estrutura do município para socorrer as vítimas e prestar atendimento aos familiares. Neste momento difícil, externamos toda nossa solidariedade”.