27 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Blog

Organização Financeira: Economista Marcus Sarmento é o entrevistado desta quinta, na live do Eassim

Começo de ano, final das festas, hora de colocar as contas em ordem para 2022!

É sempre assim: A mudança de tempo de um ano para outro estimula uma série de planos visando mudanças de comportamento para ter mais tranquilidade, prosperidade e realizações no ano que se inicia. E nesse planejamento, a organização financeira está sempre presente nos primeiros itens da lista para a maioria das pessoas. Afinal, quem não gostaria do sossego de ter as finanças sob controle; de poder pagar todas as contas no final do mês; de não ter que empurrar com a barriga dívidas que se tornam impagáveis?

E você, como está em relação a isso? Já deu uma geral nos gastos de final de ano? Já olhou como ficou seu cartão de crédito depois da maratona de compras do mês de dezembro? Já começou a organizar as contas de janeiro? Pois cuide, porque nesses primeiros meses do ano as contas costumam pesar no orçamento. É IPVA, IPTU, matrícula das crianças, material escolar, cartão de crédito assombrado…

É hora de sentar e dar atenção aos números, porque, ter controle das próprias finanças é caminho obrigatório para quem busca tranquilidade de vida; para quem tem planos a realizar; para quem quer se permitir sonhar, seja no começo ou no decorrer do ano.

Difícil? Sim! Sobretudo quando sentimos, na realidade do cotidiano, na nota da feira, da farmácia, das compra de itens básicos fundamentais à nossa sobrevivência, os valores crescerem muito acima do que alcançam os nossos salários. A isso se chama inflação. E ela se soltou em 2021; subiu mais que o dobro em relação ao índice do ano anterior, e pelo jeito, vai continuar aumentando.

Então, o que é possível fazer para se organizar; pra não ficar no vermelho?

Vamos conversar hoje, na live do @Eassimnotícias, com Marcus Sarmento, economista graduado pela UFAL e mestrando com ênfase em economia aplicada; atualmente assessor da Superintendência de Orçamento, Finanças e contabilidade da Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (SETRAND).

Nossa entrevista começa às 20h, e você pode participar com comentários e perguntas.

A gente se encontra!