
O governo Lula anunciou um pacote para baixar os preços dos alimentos, cuja alta é considerada um dos fatores da baixa popularidade do governo.
O pacote pretende zerar a tarifa de importação de alguns produtos que são base alimentar dos brasileiros. Entre eles estão a carne, que tinha 10,8% de imposto, o café (9%) e o milho (7,2%).
O último deve refletir, também, nos preços das proteínas animais, já que serve de alimento para aves e bovinos. A medida também vai abranger o óleo de girassol (9%) e o azeite de oliva (9%).
Parte desses produtos apresentaram um salto de preço, nos últimos meses, devido à alta da inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Segundo o índice, no ano passado, o café ficou 39,4% mais caro; o óleo de soja, 29%; e as carnes, 20%. “São todas medidas para reduzir preços, favorecer o cidadão, a cidadã, para que ele possa manter o poder de compra, ter a sua cesta básica com um preço melhor. Isso também acaba estimulando o setor produtivo e o comércio