16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Paulão denuncia projeto do governo que corta R$ 300 milhões das universidades

O corte programado para 2023, segundo o deputado, é mais uma prova do descaso de Bolsonaro coma educação brasileira

Paulão diz que corte representa a visão biltre de Bolsonaro sobre o ensino público no País

As universidades federais brasileiras, bem como os institutos federais de educação superior e tecnológica no País vão sofrer ainda mais com o corte de verbas em 2023.

Se essas instituições já sofrem hoje com a insuficiência dos seus orçamentos, no próximo ano soferão corte de mais R$ 300 milhões, já inserido no Projeto da Lei Orçamentária Anual (PLOA-2023)  segundo o próprio Ministério da Educação.

Para o deputado federal Paulão (PT-AL), essa é mais uma demonstração do total descaso do governo Jair Bolsonaro com a educação brasileira. “Lamentavelmente, o presidente brasileiro em sua visão biltre prefere patrocinar o armamento da população, do que garantir a educação necessária aos jovens para a formação cidadã neste País”. Disse o deputado.

Paulão declarou ainda que o Congresso Nacional não pode se omitir diante de uma questão como essa que pode destruir o ensino público brasileiro, assim como o futuro de gerações matriculadas nas universidades e nos institutos.

A cruzada do governo contra a educação, ainda segundo o deputado, é consequência do desejo irresponsável do ministro da Economia, Paulo Guedes, que pretende privatizar o ensino superior no Brasil. “E ele faz isso por que a irmã dele é a presidente da Associação das Faculdades Particulares do País. Uma vez privatizando tudo o governo certamente vai comprar vouchers para privilegiar os filhos da elite brasileira junto ao setor privado. Está claro, portanto, que essa gente odeia os pobres do Brasil e não os querem cursando o nível superior”, reforçou Paulão