Depois de uma reunião com a direção do (Ifal) Instituto Federal de Alagoas – antiga Escola Técnica Federal de Alagoas (Etfal), para cobrar a construção do Ifal de São Miguel dos Campos, o deputado federal Paulão (PT) foi comunicado pelo reitor da instituição, Sérgio Teixeira, que até o fim deste ano será realizada a licitação para retomada das obras.
O deputado Paulão foi o responsável pelos recursos federais, ainda no governo Lula para a construção do Ifal de São Miguel. Também é responsável pelos recursos do Ifal de Rio Largo, cujas obras foram paralisadas, assim como de Santana do Ipanema. No caso de Rio Largo ação do parlamentar somou-se a mobilização do senador Fernando Collor que também se engajou na defesa da obra.

“Na verdade, além da construções dos prédios do Ifal que estão parados em São Miguel, Rio Largo e Santana, sinto que é meu dever brigar ainda mais pela manutenção e expansão dos que estão em funcionamento em Maceió, Palmeira dos Indios, Marechal Deodoro, Piranhas e Arapiraca, considerando que essas instituições, hoje de ensino superior e não apenas técnico, são responsáveis pela formação em alto nível de milhares de jovens alagoanos”, disse Paulão.
Para ele, o Ifal atua como vetor de modificação da realidade sócio e econômica de todas as regiões onde se instala, graças a qualidade do ensino que proporciona aos alunos e a formação dos profissionais que saem da instituição. “O fundamental é que haja ação na valorização de cada Ifal, assegurando melhores condições de trabalho para todos que trabalham na transmissão do conhecimento ao alunado”, destacou.
Disse o deputado que tem esse compromisso com o Ifal por que foi aluno da instituição, ainda quando era Etfal, em Maceió, no período de 71 a 74, quando se formou em Eletrotécnica e, em seguida, fundou a Associação dos Técnicos Industriais de Alagoas (Atial), já como servidor da Ceal.
“O Ifal é um celeiro importante de conhecimento e formação profissional com forte influência no desenvolvimento de cada região e esse princípio precisa ser muito mais valorizado, por que Alagoas precisa de sua juventude bem preparada”, pontuou Paulão.
No encontro da reitoria do Ifal, em Maceió, o deputado esteve acompanhado do vereador Jalmir Santos, de São Miguel