18 de janeiro de 2025Informação, independência e credibilidade
Política

Paulão diz na Câmara que anistia proposta por bolsonaristas é nova tentativa de golpe no País

Bolsonaristas cobram de Arthur Lira o grupo de trabalho para preparar a anistia aos golpistas de 8 de janeiro

Com a articulação de parlamentares de direita para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), oficialize a criação do grupo de trabalho para propor  anistia aos condenados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro, o deputado federal Paulão (PT) disse em plenário que a anistia, neste caso, é um novo golpe contra a democracia.

A formação do grupo foi prometida pelo próprio presidente Lira, após retirar o projeto da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que estava para ser votado em 28 de outubro.

-Quem atacou as sedes do Poder Judiciário, depredando as instalações do Supremo, o Congresso Nacional, e o próprio Palácio do Planalto, com o patrocínio o financiamento de empresários que pregavam o golpe militar no País, tem que pagar pelos crimes cometidos. A anistia seria desprezar o estado de direito e os deveres da cidadania para com a Constituição do País. -Disse o Paulão.

Arthur Lira pretende criar o grupo de trabalho para que os líderes partidários de cada legenda indique seus representantes na comissão especial.

Para Paulão a pressão dos parlamentares de direita para que o presidente da Câmara crie logo o grupo de trabalho é consequência da vitória de Donald Trump, contra Kamala Harris, nas eleições dos Estados Unidos. Para ele a expectativa dos bolsonaristas aqui é que essa anistia venha beneficiar diretamente Jair Bolsonaro (PL), “que foi o chefe maior da articulação golpista que o Brasil viveu”.

O deputado disse esperar serenidade e bom senso de Arthur Lira neste caso. “Torço para que ele termine seu mandato na mesa diretora sem açodamento e sem alimentar as tramas dessa turma que não respeita a democracia”, declarou.