Lideranças do setor produtivo alagoano receberam nesta segunda-feira, 5, na Casa da Indústria, para um café da manhã, o governador Paulo Dantas, a quem entregaram, oficialmente, o documento “Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas”. Candidato à reeleição, Dantas foi o primeiro convidado para a série de encontros, que reunirá os quatro candidatos melhor situados em pesquisas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Além da entrega do documento, que traz as posições dos setores produtivos sobre política industrial, fiscal e tributária, sobre oportunidades de investimentos, micro e pequena empresa, comércio, exterior, meio ambiente, energia, agropecuária, empreendedorismo, segurança pública e outros, os industriais puderam fazer perguntas ao candidato Paulo Dantas.
Antes de iniciar o diálogo com o empresariado alagoano, Paulo Dantas fez uma breve explanação sobre as ações já desenvolvidas no estado. Citando o ex-governador Renan Filho, a cuja gestão dá continuidade, o candidato destacou as áreas da Saúde, Educação e Segurança Pública como prioridades, afirmando que a realidade de Alagoas mudou totalmente nos últimos 10 anos. “Temos tido vitórias sucessivas em todas as áreas, mas, principalmente, nessas três, e em Infraestrutura”. afirmou.
Diálogo permanente
Na oportunidade, Dantas se posicionou sobre fontes energéticas, garantindo que seu programa de governo traz projetos para investimentos em energia eólica, solar e biomassa. “Só existe desenvolvimento com políticas sustentáveis”, acrescentou o candidato.
Ele foi questionado e respondeu sobre programas de apoio às micro e pequenas empresas, reconhecendo que a política de fomento vigente alcança muitas empresas, mas cobra taxas de juros elevadas. “Temos condições de encontrar soluções para resolver essa política de juros altos, inclusive usando o Fecoep [Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza]”, declarou Paulo Dantas.
Na mesma fala, o candidato destacou o Programa de Desenvolvimento Integrado (Prodesin), que define a política de incentivos fiscais do Estado, como um dos mais atrativos do país.
Ele também se posicionou sobre o agronegócio, assegurando que em sua gestão investirá no diálogo permanente com grandes, médios e pequenos produtores, de modo que a prioridade seja sempre o desenvolvimento de Alagoas.
Por fim, Paulo Dantas falou sobre os próximos investimentos do governo, descartando aumento da carga tributária. “Vamos manter a infraestrutura atual, realizar as obras programadas, sem aumento de impostos”, afirmou o candidato. Ele concluiu agradecendo aos empresários “a oportunidade de mostrar o que fizemos e que propomos para que Alagoas continue, nos próximos anos, seguindo o caminho do desenvolvimento já alcançado”.
Próximos encontros
Encerrando o evento, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, agradeceu a Dantas pela presença, destacando que o Diálogo com os Candidatos, realizado a cada eleição, é uma iniciativa das entidades de classe do setor produtivo (Indústria, Agricultura, Comércio e Serviços).
Nesta terça-feira, 6, às 8h30, Lyra e os demais dirigentes de federações recebem o senador Fernando Collor, candidato a governador pelo PTB, a quem também entregarão a “Agenda do Setor Produtivo para o Desenvolvimento Sustentável de Alagoas”.
Na sequência, estão convidados os candidatos Rodrigo Cunha, que será recebido na manhã no dia 12 próximo, e Rui Palmeira, convidado do dia 13.