27 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Paulo Dantas quer ampliar idade limite de vans escolares para manter emprego de transportadores

Líder da Maioria teve indicação aprovada por unanimidade. Tempo deve passar para 20 anos

Foto: Igor Pereira

O líder do bloco da maioria na Assembleia Legislativa, deputado Paulo Dantas (MDB), fez apelo ao Governo do Estado e ao Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL), para que aumente de 15 para 20 anos a idade operacional das vans escolares.

Dantas argumentou que a pandemia atingiu em cheio os transportadores escolares, que ficaram parados em razão da suspensão das aulas presenciais no Estado.

O apelo, através de indicação, foi aprovado por unanimidade no Parlamento. “Precisamos manter empregos e garantir renda a milhares de alagoanos que vivem da atividade”, declarou Paulo Dantas.

A proposta tem como finalidade atualizar o artigo 9º da instrução normativa nº 01/2017 do Detran/AL, que estabelece critérios para emissão de autorização aos veículos e credenciais de condutores que prestam serviço de transporte escolar, seja por pessoa física ou jurídica.

Segundo o artigo 9º da referida norma, a idade operacional dos veículos usados no transporte escolar não pode ultrapassar 15 anos, desde que aprovado na inspeção semestral.

De acordo com Paulo Dantas, o aumento da idade operacional dos veículos usados no transporte escolar não colocará em risco a qualidade dos serviços, muito menos a segurança dos alunos, já que apenas serão utilizados os serviços aprovados na inspeção realizada pelo Detran/AL.