A Polícia Civil, por meio do 2º Distrito Policial (2º DP) da capital, está investigando as circunstâncias do desabamento de um galpão ocorrido no bairro do Jaraguá, em Maceió, no último sábado (24), que resultou na morte de um idoso. O caso está sob a responsabilidade da delegada Luci Mônica, titular do 2º DP.
A vítima, identificada como Wilton Alburquerque Costa, de 60 anos, faleceu na manhã do domingo (25), após não resistir aos ferimentos. No momento do acidente, Wilton estava no galpão com outros dois homens, de 46 e 48 anos, que ficaram feridos e seguem internados no Hospital Geral do Estado (HGE).
A delegacia já iniciou a oitiva de testemunhas e os trabalhos seguem ao longo da semana. “Alguns depoimentos já foram colhidos nesta delegacia e, ao longo da semana, continuaremos ouvindo testemunhas a fim de esclarecer melhor as circunstâncias em que os fatos ocorreram”, afirmou a delegada Luci Mônica.
Além das oitivas, o 2º DP também oficiou órgãos estaduais e municipais para obter informações sobre a situação da estrutura e da obra no local do desabamento. A Polícia Civil reforça que as investigações seguem em andamento e, caso sejam identificados indícios de imprudência, imperícia ou negligência, os responsáveis serão responsabilizados conforme a legislação.
Confira a nota do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) sobre o resgate no dia do acidente:
“A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que uma ação integrada, coordenada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), está em andamento para atender a uma ocorrência de desabamento registrada na manhã deste sábado (24), no bairro de Jaraguá, em Maceió.
O incidente foi registrado pelas câmeras do sistema de videomonitoramento da SSP. Uma equipe de proximidade do Programa Ronda no Bairro, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que passava pelo local no momento do desabamento, iniciou imediatamente o atendimento às vítimas até a chegada das guarnições do Corpo de Bombeiros.
Durante o trabalho de resgate, três pessoas foram socorridas com escoriações leves. Uma quarta vítima, que ficou soterrada sob os escombros, foi retirada pelos militares do Corpo de Bombeiros. Essa vítima sofreu fraturas graves e foi conduzida ao Hospital Geral do Estado (HGE) por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
O Corpo de Bombeiros permanece no local com cinco guarnições, além das equipes do comandante de socorro, supervisor de dia e da Assessoria de Comunicação da corporação.
Como um dos postes de eletricidade foi atingido pela estrutura que desabou, equipes da Equatorial Energia também atuam na ocorrência para garantir a segurança e restabelecer o fornecimento de energia. Guarnições da Polícia Militar prestam apoio no isolamento da área e na organização do trânsito.
O 2º Distrito da Polícia Civil vai instaurar um inquérito para apurar as causas do desabamento. A Polícia Científica será acionada para realizar a perícia técnica no local e contribuir com a investigação.”