6 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Pela primeira vez, eleições da OAB/AL serão realizadas de forma on-line

Membros da advocacia vão receber código de acesso para votar de qualquer local onde estiverem

Este ano, pela primeira vez na história, a advocacia alagoana terá a oportunidade de participar de forma on-line das eleições da Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), para o triênio 2025-2027. A mudança acontece com o objetivo de facilitar a vida dos membros da classe, que poderão exercer o direito de voto de qualquer lugar onde estiverem. O pleito será realizado no dia 19 de novembro.

Para votar, os advogados e advogadas de Alagoas que estiverem adimplentes vão receber uma senha individual por e-mail ou telefone, por meio da qual poderão acessar a plataforma para a escolha do candidato de preferência deles. Todo o processo será referendado pelo Conselho Federal da OAB (CFOAB), e também contará com uma auditoria para assegurar segurança e transparência, que são essenciais para a democracia.

E para garantir que toda a advocacia esteja com os dados pessoais atualizados – o que inclui o e-mail e o telefone por meio do qual o profissional irá receber a senha individual, a OAB/AL está realizando a atualização dos dados cadastrais até o final de setembro, por meio do endereço https://www.oab-al.org.br/servicos/recadastramento/.

Quem não conseguir votar de forma on-line, não precisa se preocupar. Os advogados e advogadas poderão comparecer à sede da Ordem em Jacarecica ou de qualquer subseção do estado para fazer a escolha da nova diretoria. Nesses locais, o voto também será computado de forma virtual, garantindo o sigilo ao eleitor.

Para o presidente da OAB Alagoas, Vagner Paes, a votação on-line é um grande avanço para a advocacia, pois vai proporcionar que todos os profissionais possam votar sem precisar sair de casa ou do escritório, de maneira a não atrapalhar o dia a dia dos membros da classe.

“Esse é um avanço histórico, que vai facilitar e muito a vida dos colegas, que em menos de um minuto poderão fazer a escolha da nova diretoria que vai comandar a Ordem pelos próximos três anos. É um processo seguro, que conta com a chancela do Conselho Federal, e que também estará sendo utilizado por outros estados do país”, afirma o presidente.